terça-feira, 30 de junho de 2009

Portfólios...o que são???

Portfólio é definido como uma coleção de itens (documentos, imagens, dados,...) que revelam, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento do aluno, do professor, de seu autor.
Seldin (1991) define portfólio como "um documento personalizado que representa os objetivos e os trabalhos específicos de seu autor."
Considerando tais definições, podemos constatar que dois portfólios nunca serão iguais, uma vez que seus autores são diferentes e, assim, suas atividades, suas perspectivas, suas construções, também seram diferenciadas. Mesmo que os príncipios para elaboração e montagem sejam similares.
A avaliação através dos portfólios auxilia a cooperação, o entendimento, individualiza as experiências de aprendizagem, bem como sua evolução; mas principalmente provoca uma mudança na forma como a avaliação é concebida, movimentando as estruturas pré-estabelecidas, afinal "...quem não reflete sobre o que faz, acomoda-se, repete erros e não se mostra profissional." (Zeichner, 1993)
Referências bibliográficas
GRACE, Cathy e SHORES, Elizabeth. Manual do portfólio - Um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre, RS: Artmed Editora,2001.
HYPOLITTO, Dinéia. O uso do portfolio, a reflexão e a avaliação. In: Conceitos, Polêmicas e Controvérsias - Ano V.n 19 (nov.1999).

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Haikais inspiradores !!!

Alguns Haikais, construções poéticas de origem japonesa, para inspirar e pensar!!!

Saber é pouco
como é que a água do mar
entra dentro da água de coco?
Paulo Lemiski

tudo dito,
nada feito,
fito e deito.
Paulo Lemiski


Não discuto
com o destino,
o que pintar
eu assino.
Paulo Lemiski


Pra que cara feia?
Na vida,
ninguém paga meia.
Paulo Lemiski


Pintou estrelas no muro
e teve o céu ao
alcance das mãos.
Helena Kolodi