segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pensando Projetos...


O que significa trabalhar com Projetos?
A palavra projeto significa uma “ideia que se forma de executar ou realizar algo no futuro; plano, intento, desígnio”; um “empreendimento a ser realizado dentro de um determinado esquema”; “redação ou esboço provisório de um texto”.Logo o projeto didático torna-se uma forma de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação de ensino aprendizagem.

Denominações de Projetos:
Projetos de trabalho
Metodologia de projetos
Pedagogia de projetos
Alguns autores utilizam a terminologia pedagogia de projetos, projetos de trabalho ou projetos de ação. O importante é que mais do que uma estratégia sujeita a regras predeterminadas, os projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza a construção do conhecimento.

Projeto de trabalho baseado em Hernández:
Escolha de um tema: É o ponto de partida para a realização de um Projeto. Pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum dos alunos, originar-se de um fato da atualidade ou surgir de um problema proposto pela professora, o importante é que ele seja de interesse, necessidade e relevância a todos os que nele estarão trabalhando, o que implica na possibilidade de haver vários temas de Projetos dentro de um mesmo grupo.
Planejamento do Trabalho: Etapas/objetivos/conteúdos:, conteúdos e as etapa após a escolha do tema, planeja-se o trabalho definindo objetivos em que o mesmo será realizado.
Problematização: Levantamento de como estudar o tema escolhido – quais as ideias, dúvidas e conhecimentos prévios que os alunos têm sobre o mesmo.
Execução: Busca de informação, pesquisa, sistematização e produção: esse é o momento de o grupo desenvolver as questões levantadas na fase da problematização. Nessa fase, é fundamental a atuação do educador no acompanhamento do desenvolvimento do trabalho de tal forma que suas intervenções levem os educandos a confrontar suas ideias, suas crenças, e conhecimentos com as informações levantadas através das pesquisas realizadas, analisando-as e relacionando-as a novos elementos. A sistematização das informações auxilia educador e educando a responderem às questões iniciais e às novas questões que surgirem no processo da pesquisa sobre o tema, contribuindo na sua produção.
Divulgação: Viabilizar a divulgação dos resultados dos Projetos de Trabalho tem como objetivo socializar o conhecimento produzido pelo grupo. Pode ser feita através de dossiê e discussões. As pesquisas e os resultados obtidos não devem ser limitadas ao espaço da Instituição, pois a interação com a Comunidade é importante. Nela encontramos condições reais sobre as discussões realizadas. Além disso, através da divulgação dos resultados, dá-se concretude e sentido às produções do grupo, promovendo a auto-estima dos alunos e atribuindo um significado maior às suas produções.
Avaliação: A avaliação consiste em constatar o envolvimento do aluno com o desenvolvimento do Projeto e os conhecimentos adquiridos com a execução do mesmo em relação aos seus conhecimentos prévios e os objetivos propostos.

Pensando nos Projetos em Artes Visuais:
A palavra Projeto contem intencionalidade, nesse sentido pode ser relacionada com a Arte, uma vez que a Arte é “um tal fazer, que enquanto faz inventa o por fazer e o como fazer”. (Pareyson, 1984).
Os projetos representam propostas interdisciplinares, que são ampliados pelas perspectivas dos vários campos do conhecimento, e nesse sentido a Arte pode ser valiosa.
Transformar as aulas de Arte em atividades globalizadas de ensinar e aprender, com situações de aprendizagem articuladas, continuamente avaliadas e replanejadas, como nas práticas de projetos, pode se tornar uma eficiente atitude pedagógica.
Fernando Hernández (2000, p.183) afirma que: “nessa forma de conceber a educação, os estudantes participam de um processo de pesquisa, que tem sentido para eles e elas (não porque seja fácil ou porque gostem disso), e utilizam diferentes estratégias de pesquisa; podem participar do processo de planejamento da própria aprendizagem, e lhes auxilia a serem flexíveis, reconhecer o outro e compreender seu próprio meio pessoal e cultural.”

Referências Bibliográficas:
HERNANDEZ, Fernando e VENTURA,Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. O conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
MARTINS, Mirian Celeste, PICOSQUE, Gisa, GUERRA, M.Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de Arte. São Paulo: FTD, 2009.




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